Nessa terça-feira, 23 de abril, a organização do 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC) revelou, em cerimônia presencial, no Teatro CIEE, em São Paulo, Capital, os destaques entre os finalistas de cada categoria da premiação. As principais lideranças de RH e Comunicação marcaram presença em noite única de networking e celebração.
A iniciativa é promovida pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, valorizando as marcas que têm as melhores práticas de comunicação interna, capazes de promover engajamento e valor para as empresas.
Apresentado pelo Mestre de Cerimônias Sergio Amad, CEO da Fiter, especializada na gestão do bem-estar corporativo, Márcio Cardial, Publisher das Plataformas e Diretor do CECOM, abriu o evento, destacando a singularidade da premiação no setor e a importância estratégica da comunicação interna na gestão empresarial e na experiência do colaborador.
Gerson Ferreira, CEO da Innoway, especializada em gestão da inovação nas empresas, deu sequência às falas iniciais, trazendo insights sobre inovação e cultura organizacional, mencionando a comunicação como peça-chave da estratégia da organização. Já Igor Gavazzi Vazzoler, CEO da Progic, apoiadora do evento, também falou sobre a importância da comunicação interna na cultura organizacional.
Na sequência, o anúncio dos destaques gerou muita alegria e descontração.
São eles, entre uma lista de 87 cases de comunicação interna inscritos na premiação (em um total de 48 marcas participantes):
Categoria | Marca | Case |
Employer Branding | Amil | Programa Pessoas Guardiãs de Marca Empregadora |
Felicidade Corporativa | Banco do Brasil | Cobertura Torneio de Funcionários Banco do Brasil 2023 |
Eureka | Cogna Educação | A multiplicação de vozes na Cogna – Quando a comunicação constrói a cultura |
Feel (A)live | Enel Brasil | Campanha de Inovação | O que te inspira? |
Employee Experience | Haleon | Spin-off Haleon |
Diversidade, Equidade e Inclusão | LATAM Airlines | PROGRAMA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO LATAM: ESCOLHENDO CAMINHOS QUE NOS FAZEM CHEGAR MAIS LONGE |
Gestão de Crise | Petrobras | A regra de ouro é o respeito |
Relacionamento com Influenciadores Internos | Petrobras | Energia em rede |
Pesquisa | Prumo | Supera Comunicação | Pesquisa interna para a promoção da cultura organizacional da Prumo e da Porto do Açu |
Propósito de Marca | Roche Brasil | Nossa história, Nosso legado, Nosso propósito |
Campanha | Santista Têxtil | Movimento Santista |
ESG – ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE | Seguradora Zurich | MAMAS DO AMOR: O PODER DA COLABORAÇÃO |
Kpis de Efetividade | Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein | People Analytics |
Veículo Corporativo | Syngenta Proteção de Cultivos | Cultura Cast |
Liderança Comunicadora | Toyota do Brasil | Comunicação de Liderança na Toyota do Brasil |
Tecnologia | Transpetro | Transpetro de Portas Abertas: Programa de Visitas Virtuais |
Evento | Vale | Encontro 360 Temático China |
Memória Organizacional | Volkswagen do Brasil | 70 anos de VW Brasil |
Digital | Volvo do Brasil | Busão dos VPs |
Revolution | Volvo do Brasil | The GTO Show |
Marca Destaque do Ano
Volvo do Brasil
Agência Destaque do Ano
Clima Comunicação
Premiação faz jus ao tema
O PEMCC, segundo Cardial, se destaca, justamente, como “o único projeto, no Brasil, que verdadeiramente aglutina as áreas de comunicação e recursos humanos em um mesmo propósito: contribuir para a evolução de todo o ecossistema da comunicação interna, valorizando o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes dessa cadeia que promovem narrativas de valor para suas empresas, colaboradores e a sociedade”.
Pedro Ramos, Head do PEMCC, atribui ao sucesso da premiação, além da carência de iniciativas semelhantes, o desejo das empresas em evidenciar suas melhores práticas. “Premiações como o PEMCC ajudam equipes a internalizar os bons resultados de seus projetos e consolidar um ciclo de excelência nas organizações”, acredita.
Essa visão é compartilhada pelos participantes e apoiadores da iniciativa. “O PEMCC traz muitos benefícios para os setores de recursos humanos e comunicação interna, incentivando a excelência e o compartilhamento de melhores práticas, além de oferecerem excelentes oportunidades de networking entre os profissionais desses setores”, declarou Vazzoler, CEO da Progic. “Esses eventos estabelecem benchmarks de qualidade que motivam as empresas a inovar e melhorar, além de destacar a importância dessas áreas na criação de um ambiente organizacional positivo, no aumento do engajamento dos funcionários e no desempenho geral da empresa.”
Para Mariana Augusto, gerente sênior de Comunicação da Arcos Dorados, outra empresa apoiadora do PEMCC, é importante dar visibilidade à comunicação interna: “Em sua segunda edição, já vejo o prêmio ganhar força no mercado de comunicação”. O envolvimento das áreas de RH e Comunicação, um diferencial do PEMCC, pois, ainda segundo ela, “é essencial para criar um ambiente de trabalho positivo, transparente e engajado. Juntos, podemos garantir que a comunicação seja eficaz, estratégica e centrada nas pessoas”.
Ainda sobre a importância das áreas envolvidas na premiação, Paola Klee, CEO da You Career, apoiadora do evento, entende que “o grande desafio ainda reside em integrar Cultura, Estratégia, Mudança e Comunicação”, diz ela. “Costumo dizer que a Cultura aterrissa a Estratégia de uma empresa e a Comunicação decola o seu Crescimento! Ainda presenciamos desconexões importantes trazendo sérios impactos para as organizações e temos apoiado algumas empresas tanto na integração desses importantes componentes, como na qualificação da sua liderança para que sejam agentes integradores e habilitadores desse crescimento.”
Já Rodrigo Dib, Superintendente Institucional e de Inovção do CIEE, também apoiador do evento, destaca a necessidade de mudança no setor. “Acredito que o primeiro passo é entender que as empresas devem estimular o diálogo e promover uma comunicação com os colaboradores que não seja apenas administrativa. Aliás, utilizar a comunicação organizacional como um grande mural de avisos não cabe à sociedade em que estamos inseridos hoje, principalmente quando se trata da Geração Z”, declara Dib.