Sandra Barquilha defende um RH protagonista nas empresas, que trabalhe para antecipar demandas e quebrar paradigmas da gestão de pessoas.
Sandra Barquilha, Diretora Global de RH do Negócio Soluções Médicas 3M, está entre os 60 líderes de RH destacados na primeira fase do Prêmio Melhor RH Sudeste, promovido pela Plataforma Melhor RH e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação. Premiação aguarda apuração dos resultados finais para revelar, entre esses, os 40 líderes de RH mais relevantes do Sudeste brasileiro e 10 CEOs pertencentes às empresas dos líderes mais votados.
Com 21 anos de profissão e há cinco na 3M, Sandra diz-se surpresa pela indicação e lisonjeada. Credita o destaque a um trabalho realizado com o que ela chama de “barulho positivo” em suas ações junto aos RHs, promovendo mudanças significativas no ambiente corporativo.
Para ela, um RH de excelência deve ser “corajoso”. “O RH vive numa era em que tem de ser cada vez menos processual e cada vez mais estratégico, abordar os temas-tabus”, entende a executiva. “O RH precisa ser protagonista e falar o que precisa e ninguém quer falar, provocar a demanda.”
Outro recado é o uso de tecnologia “sem perder a essência humana”. “O desafio atual é o equilíbrio”, ressalta Sandra.
Projeto de flexibilização
O cenário desse reconhecimento tem sido mesmo o de desafios. A 3M está em fase de implantação de sua política de trabalho híbrido totalmente flexível, permitindo que o colaborador escolha seu horário de trabalho e quando irá para a empresa. Com direito a mudar a rotina quando precisar. Trata-se do Work Your Way, programa global em funcionamento nos mais de 70 países em que a 3M atua. No Brasil, está em operação desde julho.
Profissionais da área administrativa escolheram, em 51%, o modelo remoto-próximo, 31%, o híbrido, 15%, o presencial e 3%, o remoto-distante (ver descrição dos modelos adotados, mais adiante). Todos os formatos estão em conformidade com a lei do teletrabalho. De acordo com a opção, a 3M fornece os recursos necessários para o trabalho e ajuda de custo.
“Na pandemia a gente conseguiu entregar resultados”, lembra Mariana Kartalian, diretora de RH para a 3M Brasil, sobre as bases para validar novo programa.
Com isso, “cada colaborador deve olhar para o escopo do seu trabalho, ver suas preferências e como pode trabalhar alinhado com a vida pessoal e com o chefe”, explica, sobre o Work Your Way. Segundo a executiva, os times se conversam e se organizam.
Os quatro modelos oferecidos
Presencial: Caracteriza-se pelo trabalho realizado nos 5 dias úteis da semana na empresa;
Híbrido: Para trabalho realizado 1, 2, 3 ou 4 dias da semana na 3M, sem ser necessário especificar quais, contanto que seja cumprida a quantidade de dias acordados;
Remoto-próximo: Caracterizada pelo trabalho realizado integralmente na
dependência do funcionário, dentro do território nacional, a uma distância de deslocamento de até 150km da unidade da 3M na qual está alocado;
Remoto-distante: O funcionário trabalha em um local não-3M e vive a uma distância de deslocamento acima de 150km da unidade na qual está alocado, e se faz necessário viagens para chegar à empresa.
O Work Your Way possibilita ainda que seja possível trabalhar em um país diferente por até 30 dias corridos em um ano.