3º PEMCC aguarda os melhores cases de Comunicação Interna

As inscrições para o 3º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores inicia dia 1º de julho

O Prêmio promove a criatividade e inovação na comunicação interna, valorizando o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes dessa cadeia que promovem narrativas de valor para suas empresas, colaboradores e a sociedade. É o único prêmio no país que avalia projetos de Comunicação e também os realizados em conjunto entre Comunicação Interna e Recursos Humanos.  Além do reconhecimento dos melhores cases, cuja escolha é feita por um juri especializado formado por 90 especialistas no setor, serão entregues também os troféus “Marca Destaque do Ano” – para a marca que mais conquistar troféus e certificados; e “Agência Destaque do Ano” – para a agência que mais conquistar troféus e certificados.

Segundo Pedro Ramos head do Prêmio, as duas versões anteriores foram um sucesso e 2025 será o ano da consolidação. “Duplicamos os inscritos entre a primeira e a segunda edição (esta última com 187 cases, 48 finalistas e 67 marcas nas 20 categorias) e nesta terceira esperamos ter 300 cases”, comemora.

O mercado já reconhece o PEMCC como um dos mais reconhecidos do mercado, e sua conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos.

As 20 categorias premiadas estão inseridas em três pilares, além dos dois troféus especiais. Cada categoria pode ter até cinco finalistas. O primeiro lugar recebe um troféu, o segundo e o terceiro uma placa comemorativa, e o quarto e quinto um certificado.

Os três Pilares do PEMCC são: TEMAS, CANAIS E MEIOS e GRANDES IDEIAS, que são detalhados abaixo:

TEMAS

1 – Diversidade, Equidade e Inclusão: Case que contemple ações de conscientização sobre a importância da diversidade e concretização das políticas inclusivas.

2 – Employee Experience: Case que contemple o resultado da jornada do colaborador na empresa, a partir das interações entre colaboradores e a companhia.

3 – Employer Branding: Case que contemple os esforços realizados para que os colaboradores percebam a proposta de valor da companhia, as razões que fazem da organização uma marca de grande reputação e gere a percepção de orgulho, desejo, admiração e vontade de se trabalhar.

4 – ESG – Environmental, Social and Governance: Case que contemple ações de Governança Ambiental, Social e Corporativa.

5 – Felicidade Corporativa: Case que contemple ações sobre saúde e bem-estar dos colaboradores.

6 – Memória Organizacional: Case que contemple ações de preservação, valorização e divulgação da memória empresarial, seu centro de memória ou museu, contribuindo para o reconhecimento de seu valor estratégico na gestão e como patrimônio da sociedade e da cultura brasileira.

7 – Tecnologia: Case que contemple ações de adoção e aplicação de novas tecnologias tendo em vista a expansão e o aperfeiçoamento dos processos de comunicação no cotidiano das organizações.

CANAIS E MEIOS

São 10 (dez) as categorias que representam muitas das principais áreas e atividades por onde as companhias buscam atingir seu propósito de informar, motivar e engajar seus colaboradores. São elas:

1 – Digital: Case que contemple ações de comunicação interna em canais digitais.

2 – Evento: Case que contemple o melhor evento corporativo.

3 – Gestão de Crise: Case que contemple a gestão de situações de emergência ou crise.

4 – KPIs de Efetividade: Case que contemple métricas confiáveis e indicadores de desempenho de ordem econômica, científica, ambiental, comportamental, social e transparentes que evidenciem o efetivo retorno que a comunicação com os colaboradores proporciona à empresa.

5 – Veículo Corporativo: Case que contemple projetos de mídia impressa (revistas e jornais), eletrônica (rádio e TV) e digital (blogs, sites e redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Snapchat, Tik Tok, Twitter, YouTube, WhatsApp, etc.)

6 – Pesquisa: Case que contemple a melhor pesquisa formulada com público interno, como por exemplo: benefícios, clima organizacional, institucional, social, econômica, científica, reestruturações, etc.

7 – Propósito de Marca: Case que contemple conexões entre aquilo que a companhia produz e o sentido de sua existência.

8 – Relacionamento com Influenciadores Internos – assim como acontece nas redes sociais, as empresas também contam com seus próprios influenciadores. São os colaboradores que se engajam e exercem um papel importante dentro de uma campanha, estratégia ou até atuam como embaixadores da marca, agindo como líderes informais, mesmo quando eles não atuam em cargos de gestão, acabam influenciando os seus colegas. Os influenciadores internos conseguem, entre outras coisas, engajar a equipe ao seu redor e divulgar informações e campanhas, carregando e fortalecendo a cultura organizacional dentro do ambiente de trabalho. Case que contemple o planejamento e a efetividade de ações de relacionamento com esses formadores internos de opinião ou em conjunto com eles.

9 – Campanha: Case que contemple campanhas de comunicação interna com objetivo de informar, sensibilizar, conscientizar, motivar e engajar seus públicos internos. A campanha precisa ter começo, meio e fim e deve ter um objetivo claro para todos os colaboradores envolvidos.

10 – Liderança Comunicadora: Case que contemple esforços no desenvolvimento da liderança.

GRANDES IDEIAS

Os principais prêmios da edição visam reconhecer as campanhas que quebraram paradigmas e estão divididos em 3 (três) categorias:

1 – Revolution: Uma nova abordagem criativa.

2 – Feel (A)live: Inovação e experiências em eventos digitais, presenciais ou híbridos.

3 – Eureka: A ideia que veio para mudar o mercado.

Além do Prêmio acontecerá dias 28 e 29 de abril o 4º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, on-line e com inscrições gratuitas. Um evento imperdível pela troca de experiências e o benchmarking que proporciona.

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